Benefícios da Positividade
Uma emoção, em geral, representa um padrão de pensamento amplificado e energizado. Por conta da carga energética quase sempre excessiva que ela contém, não é fácil, a princípio, termos condições de observá-la.
A emoção quer assumir o controle, e quase sempre consegue, a menos que você esteja presente e alerta. Se você for empurrado para uma identificação inconsciente com a emoção, ela se tornará, temporariamente, ‘você’.
É comum se estabelecer um círculo vicioso entre o pensamento e a emoção porque um alimenta o outro. O padrão do pensamento cria um reflexo amplificado em si na forma de uma emoção, fazendo com que a frequência vibratória desta permaneça alimentando o padrão do pensamento original.
Ao lidar mentalmente com a situação, acontecimento ou pessoa que é identificada como causadora da emoção, o pensamento fornece a energia para a emoção, a qual, por sua vez, energiza o padrão de pensamento, e assim por diante. Eckhart Tolle
Ter um pensamento positivo não é neglicenciar a realidade. É esperar pelo melhor e trabalhar de forma prática em cima de fatos negativos, o que muda um pouco a abordagem e visão em cima desses assuntos. Positividade é como um filtro que você coloca para enxergar alguma coisa, e todos os pensamentos podem ter esse viés.
Benefícios da positividade
Diminui o estresse
O estresse está mais ligado ao pensamento negativo, quando você já assume que acontecerá o pior. As emoções relacionadas são angústia, coração acelerado e uma boa dose de cortisol liberada na corrente sanguínea, hormônio do estresse. Quando você escolhe manter a positividade, a tendência é se estressar menos.
Aumenta a imunidade
Um estudo pelo pela University of Wisconsin-Madison mostra que a positividade tem relação direta com nosso sistema imunológico. Nele, os pesquisadores observaram 52 pessoas, e pediram que eles pensassem em algum evento que os deixaram ou muito felizes, ou muito tristes. Em seguida, essas pessoas receberam uma dose de vacina contra a gripe, e foram acompanhadas pelos 6 meses seguintes. O resultado tem a ver com os lados do cérebro: quem pensou em uma lembrança negativa ativou o lado direito do córtex pré-frontal, e consequentemente, desenvolveu menos anticorpos após receber a vacina.
Faz bem para o coração
A relação com o sistema cardiovascular é a mesma do estresse: quem alimenta pensamentos positivos tende a controlar melhor a pressão arterial, o que torna o coração mais saudável. Uma pesquisa feita pela Duke University, com cerca de 800 pacientes com doenças cardíacas, concluiu que aqueles com emoções mais positivas tinham 20% mais chances de viver mais do que quem apresentou uma visão negativa sobre a vida. Embora as razões tenham ficado em aberto, o estudo apontou uma relação direta entre nossas emoções e a saúde física.
Promove o bem-estar
Quando você pensa positivo, de cara já elimina algumas emoções ruins de se manter, como raiva, ansiedade e medo. A positividade tem relação com os hormônios do bem-estar, como a ocitocina e serotonina. Ou seja, esse tipo de visão promove uma sensação física mais leve, sem tantas preocupações.
Combate ansiedade e depressão
Por fim, quando você consegue sustentar o pensamento positivo, os efeitos no organismo podem até combater problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão. São doenças que dão uma ênfase maior justamente ao negativismo, autocobrança, sentimentos de culpa e tristeza profunda. Viver com a positividade pode te afastar desses problemas – mas lembre-se que, sempre que sentir necessidade, buscar ajuda psicológica é importante!
Conselhos do Bem Online ❂ conselhosdobem.com.br 💭
📤 Desde 2014 prestando atendimentos com excelência e possibilitando transformações incríveis nas vidas das pessoas.
📥 atendimento@conselhosdobem.com.br
*Suporte por e-mail diariamente das 9h às 19h.
*Atendimento para consultas via chat no site 24h.
